1000 abdominais por dia, existe risco de lesão?

 

Mil abdominais é um número que exige uma boa preparação física que por sua vez exige uma constante preparação a nível físico e psicológico.

 

Só um desportista bem treinado consegue realizar um número tão elevado de abdominais sem sofrer lesões mais graves.

 

Não esquecer que os abdominais deverão sempre ser realizados depois de um bom aquecimento e alongamento adequeados.

 

O ideal será dividir os abdominais em 10 séries, cada uma com 20 a 50 repetições, guardando sempre 1 a 2 minutos como intervalo para descansar e deixar o organismo recuperar do esforço realizado. Contudo deverá consultar um profissional para saber qual será o seu programa ideal de exercícios e qual o mais recomendado para si.

 

É sempre melhor fazer poucos e bem que muitos e mal, e esta regra nunca foi mais verdade do que nestas situações, em que temos algo que precisa de ser bem trabalhado para se obterem bons resultados. Pode fazer abdominais em grande número, mas se não os fizer da maneira correcta ou não der tempo ao tempo para o organismo recuperar e produzir músculo (ver Anatomia) não estará a fazer nenhum efeito.

Qual é o melhor exercício abdominal?

Qual o melhor exercícios para os abdominais? A resposta não é assim tão simples como faz parecer, todos os exercícios em que o tronco é flectido contra a gravidade tonifica os músculos abdominais. Só que para executá-los correctamente ou sem o comprometimento da coluna e pescoço é necessário realizá-lo numa posição correcta.

 

É muito importante sempre ter uma postura correcta aquando da execução de qualquer tipo de exercício, quer seja com o movimento do corpo todo ou só movimento das partes.

 

Como tal, evite sempre fazer grandes esforços na zona da coluna e sempre que possível utilize a força dos membros inferiores em vez de usar a coluna para levantar pesos.

 

Quanto ao melhor exercício para os abdominais, não podemos dar uma resposta 100% correcta. Isto porque cada caso é um caso e dependendo da massa muscular, da idade, da quantidade de desporto que faz, etc iremos ter um tipo de exercício para os abdominais específico.

 

Vamos tentar generalizar um pouco e como tal iremos afirmar que um dos exercícios que melhor se aplica é um bastante simples como ilustra e muito bem a figura abaixo indicada:

 abdominais-exercicios

Em decúbito dorsal (barriga para cima) com os joelhos em flexão, pés no chão ou apoiados num banco e dedos das mãos apoiadas atrás da cabeça. Suba o tronco até à altura de 45 graus aproximdamente e desça devagar sem voltar a tocar com os ombros no chão.

 

Lembre-se de manter os pés no chão ou no banco, cotovelos abertos e o queixo a apontar para o tecto, sem balançar a cabeça e sempre fazendo um movimento o mais alinhado possível.

2 Respostas to “1000 abdominais por dia, existe risco de lesão?”

  1. edilene Says:

    eu quero fazer mais tenho mendo de mim machuca.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: