40 dicas para emagrecer

Perder peso é uma meta que não deve ser feita sem critério, ou com qualquer dieta, principalmente aquelas milagrosas que prometem efeito em pouco tempo. Mais que perder peso, é preciso adotar um estilo de vida saudável, diminuindo assim o risco de aparecimento de doenças. E mais: aumentar a expectativa de vida com saúde é claro.

1- Preste mais atenção ao ato de comer. Demore pelo menos 15 minutos para fazer suaLinda salada refeição, mastigando calmamente os alimentos e sentido o sabor dos alimentos. Repouse os talheres sobre a mesa entre uma garfada e outra. Mastigue os alimentos até transformá-los em papa e evite lugares com barulho para comer.

2- Coma sempre na mesa, nem que seja um simples lanche. Nada de ir beliscando enquanto prepara refeições ou lanches.

3- Estabeleça horários para fazer suas refeições, não pule nenhuma delas e muito menos coma nos intervalos das mesmas.

4- Não saia de casa sem tomar um bom café da manhã

5- Não fique mais que 4 horas sem comer.

6- Não coma lendo, vendo televisão ou trabalhando.

7- Nada de comer qualquer coisa, e em qualquer horário só porque outros estão comendo, ou lhe oferecem comida.

8- Procure se pesar pelo menos a cada 15 dias e anote o resultado. Se possível, mantenha um gráfico de peso e tente identificar as razões que lhe fizeram aumentar ou diminuir de peso.

9- Faça um esquema alimentar, e siga-o corretamente. O melhor é procurar a ajuda de um profissional para estabelecer como deve ser o seu padrão alimentar.

10- Só vá ao mercado ou feira depois de se alimentar e faça uma lista do que está precisando, e não compre nada mais.

11- No mercado, não fique passeando nas gândolas dos produtos que você mais gosta (seja doces, biscoitos ou salgadinhos).

12- Crie o hábito de ler os rótulos de alimentos, e conhecê-lo. Veja as calorias por porção e o tipo gordura. Evite alimentos muito calóricos e que tenham gordura saturada e colesterol.

13- Tenha sempre em casa frutas, legumes, carnes magras, e iogurte desnatado.

14- Não sirva as refeições em travessas. O melhor é servir a salada ou uma sopa de legumes, e depois o prato com as demais preparações. Evite repetir.

15- Assim que terminar a refeição levante da mesa.

16- Tenha sempre à mão receitas com baixas calorias.

17- Evite grupos de amigos, que o único lazer é sair para jantar ou ir a barzinhos.

18- Sempre que tiver dificuldade em resistir a um alimento muito calórico, coma apenas a metade da porção que você está acostumado.

19- Quando for preparar a carne, certifique-se de não ter nenhuma gordura aparente.

20- Não adicione açúcar aos sucos. No máximo, adoçante. Vale para o café também.

21- Inclua todos os dias, dois vegetais folhosos em suas refeições.

22- Troque o arroz polido pelo integral ou substitua por trigo em grãos.

23- Evite exageros quando comer fora de casa. Em churrascos, coma bastante salada e pouca carne. Troque a cerveja por água ou suco sem açúcar.

24- Antes de sair para jantar fora ou ir a uma festa, faça em casa um lanche simples, como 1 copo de leite desnatado, 1 iogurte desnatado ou 1 fruta.

25- Procure ser menos sedentário, subas alguns lances de escada todos os dias, vá comprar pão a pé, passeie com o cachorro, lave o carro, arrume os armários, vá buscar as crianças na escola, cuide das plantas de sua casa, e no lugar de receber o jornal em casa, vá buscá-lo na banca de revista mais próxima.

26- Tome de 2 a 3 litros de água por dia.

27- Aumente a quantidade de fibras na sua alimentação, como os cereais integrais (arroz, trigo, milho e aveia), legumes, vegetais folhosos e frutas secas.

28- Lembre-se sempre de todos os benefícios do exercício físico, que não se limitam ao gasto de calorias. Procure caminhar mais, da forma que achar mais prazerosa.

29- Conheça o gasto calórico de cada tipo de exercício, e escolhe fazer um deles que mais lhe agradar, de preferência com orientação profissional.

30- Leia um pouco sobre a obesidade, e aprenda a diferenciar a fome da gula.

31- Procure resistir aos desejos, que o levem a consumir calorias em excesso.

32- Estabeleça objetivos realistas para o seu programa de emagrecimento. Evite a pressa. Não persiga metas impossíveis. Lembre-se, você não engordou tudo em 1 mês, não é mesmo?!

33- Não desista de sua meta, toda vez que engordar um pouco. Ao contrário, tente perder os quilos adquiridos.

34- Conte para sua família, seus amigos e colegas de trabalho a sua meta de ter uma vida saudável, e perder peso. Procure envolvê-los dando dicas de receitas gostosas e com baixas calorias.Exercite-se

35- Procure um grupo de amigos, que goste de caminhar, e fazer atividade física.

36- Não aceite pressões para que coma mais do que o planejado.

37- Evite bebidas alcoólicas, têm muitas calorias, e são pobres em nutrientes.

38- Lembre-se sempre de que o mais importante é mudar o estilo de vida, pois os antigos hábitos contribuíram com o seu aumento de peso.

39- Escolha o azeite de oliva como a fonte de gordura de sua alimentação. Use-o para passar no pão, preparar suas refeições, fazer bolos light e pães integrais.

40- Fique sabendo que o peso ideal é aquele que você consegue atingir e manter, de forma saudável.

Dê mais importância ao seu comportamento, seu estilo de vida do que o seu peso

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